segunda-feira, 13 de julho de 2009

"Prenez soin de vous"




"Cuide-se!"
Essa é a tradução da frase acima.
CUIDE-SE!
Esse também é o nome da exposição de Sophie Calle no ano da França no Brasil. Está em São Paulo( mas virá para Salvador em Setembro!!!!!).
Mas vamos ver onde quero chegar...
Ontem tive um dia excelente. Aprazível. Ótimo almoço, ótimo filme, ótimas conversas, ótimas companhias, ótimo chopp para brindar um final de semana aprazível!
Na aprazibilidade das conversas surge:
- ...meninos sofrem menos do que meninas!
-Ah, que é isso! Nem é assim!
-É sim. Claro que é. Vocês, meninos, acabam uma relação e já entram logo em outra. Nem ligam. Não dão um tempo. Nem tchum.
-Sofre sim. A gente entra logo em outra mas é mais "pra manter"...
-Hã????
-O que acontece, é que vocês, meninas, divulgam tudo.
- rsrsrsrsrs Verdade! A gente divulga mesmo. Se tivesse um jornal " Diário de meninas", o mundo todo saberia do universo feminino nos seus mínimos detalhes( E olha que as revistas tentam. Mas os editores não conseguem a perfeição). Veja Sophie Calle.

E quem é Sophie Calle? Artista plástica francesa, considerada o 'Duchamp' versão feminina.
E o que ela fez para estar no meio disso tudo?
Sophie recebeu um " chega pra lá" do namorado. Não há problemas em um "chega pra lá", na verdade, é melhor do que um " fique aqui que tenho medo do escuro". Mas Sophie recebeu o tchauzinho por e-mail! E-mail!!!!!!! Não importa a tecnologia, a distância presente, a angústia em dizer a verdade... mas, pelamordeDeus, diga ao vivo!
E?
E a senhorita Duchamp fez o que? Enviou o e-mail para mais cem mulheres pedindo que reinterpretassem e reenviassem. Como resultado: a exposição "Cuide-se".

-Ok Ok! Então concretizamos a hipótese acima! É isso?
-Na na ni na não!!!! E o que fez o senhor Grégoire Bouillier( autor do e-mail)?
-O que?
-Escreveu um LIVRO!!! Um livro para falar da relação dele com Sophie.
-Hahahahahaha
-Teorias não se concretizam baby! Não! Nem tento mais teorizar nada que cai tudo por terra mesmo.
-Hahahahahaha

Diazinho aprazível. Muito.

E o e-mail? Está na exposição. Ele e as interpretações das mulheres seletas. Confesso, estou curiosa.
Mas darei essa canja e o colocarei aqui também! Ebaaaaaaaaaaaaaa
Traduzido!

O e-mail em que Grégoire Bouillier rompe com Sophie Calle
"Há algum tempo, venho querendo responder seu último e-mail. Na verdade, preferia dizer o que tenho a dizer de viva voz. No entanto, vou fazê-lo por escrito.
Você já pôde notar que não estou bem ultimamente. É como se não me reconhecesse em minha própria existência. Sinto uma espécie de angústia terrível, contra a qual não consigo fazer grande coisa, exceto seguir adiante para tentar superá-la. Quando nos conhecemos, você impôs uma condição: não ser a 'quarta'. Eu mantive o meu compromisso: há meses deixei de ver as 'outras', não achando logicamente um meio de vê-las sem transformar você em uma delas.
Pensei que isso bastasse. Pensei que amar você e que o seu amor — o mais benéfico que jamais tive — seriam suficientes. Pensei que assim aquietaria a angústia que me faz sempre querer buscar novos horizontes e me impede de ser tranquilo ou simplesmente feliz e 'generoso'. Pensei que a escrita seria um remédio, que meu desassossego se dissolveria nela para encontrar você. Mas não. Estou pior ainda; não tenho condições nem sequer de lhe explicar o estado em que mergulhei. Então, nesta semana, comecei a procurar as 'outras'. Sei bem o que isso significa para mim e em que tipo de ciclo estou entrando. Nunca menti para você e não é agora que vou começar.
Houve uma outra regra que você impôs no início de nossa história: no dia em que deixássemos de ser amantes, seria inconcebível para você me ver novamente. Você sabe que essa imposição me parece desastrosa, injusta (já que você ainda vê B., R.,…) e compreensível (obviamente…). Com isso, jamais poderia me tornar seu amigo. Você pode, então, avaliar a importância de minha decisão, uma vez que estou disposto a me curvar diante de sua vontade, ainda que deixar de ver você e de falar com você, de apreender o seu olhar sobre os seres e a doçura com que você me trata sejam coisas das quais sentirei uma saudade infinita. Aconteça o que acontecer, saiba que nunca deixarei de amar você do modo que sempre amei desde que nos conhecemos, e esse amor se estenderá em mim e, tenho certeza, jamais morrerá.
Mas hoje seria a pior das farsas manter uma situação que, você sabe tão bem quanto eu, se tornou irremediável, mesmo com todo o amor que sentimos um pelo outro. E é justamente esse amor que me obriga a ser honesto com você mais uma vez, como última prova do que houve entre nós e que permanecerá único.
Gostaria que as coisas tivessem tomado um rumo diferente.
Cuide-se."





4 comentários:

Milena Matias disse...

kkkk... Nós mulheres tricotamos e divulgamos demais msm, mas acho q é uma catarse divertida. Agora, tornar público como Sophie, uma novidade. Tinha visto já uma reportagem sobre na Bravo e outra no UOL.
Ahhh Sophie fez de seu luto din din...Maravilha, non?Em seguida o ex bofe imitou.Ok!
Eu definitivamente não sei se existe forma ideal de terminar relacionamento e já fiz um post sobre. Tem sempre um "se fizesse isso pelo menos..."Sempre terá algo que alguém deixará de fazer quando não te quer mais e em outras situações da vida tb.As pessoas não vem ao mundo pra te atender Sophie!
Quero ir pelo frisson!!Beijoconas Mucha

Maria disse...

Tá que tá danada lendo a Bravo desse mês!
Miloca, ao que me parece, Sophie transformou sofrimento em Arte! Não bem em dinheiro... isso foi consequência da genialidade que lhe cabe.
Mas Mi, acabar por e-mail!!!! Discordo! Há formas educadas e polidas de e pontuar uma história. As pessoas têm que ter o mínimo de responsabilidade pelos sentimentos que semeiam.
E o mundo, o mundo é uma roda viva! Ninguém está aqui para que a vida nos satisfaça apenas. Apesar de que, meu umbiguinho aqui exerce sim um efeito no mundo! rsrsrsrsrs
Bjo amiga.

Milena Matias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milena Matias disse...

kkkk...Num tô?!Muchaaa...Neste quesito penso diferente (tú sabe), mas pra não ficar despejando no seu blog, fiz um post, mas pedi licença antes, tá?! Sou mais educada que Grégoire!
Um beijoo