quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

"Recordar é viver"


Incrível como sempre a vida surpreende. Verdade seja dita, a vida nem sempre surpreende para o bem. A vida, caríssimos, surpreente para todos os lados. Sem vetorização. A vida pode ser uma elípse, uma hipérbole, uma bola, um xis, um 3,1416... A vida não tem forma, documento único, carteira de motorista, título de eleitor. A vida é a surpresa diária, inclusive com a novela das oito.
Ano após ano, tenho a impressão de que não há mais o que inventar pra acontecer na minha vida. E, ano após ano, quebro largamente a cara. Esse ano não haveria de ser diferente.
Sempre prometo não escrever retrospectivas. E... escrevo. Na boca da virada de 2010-2011, cá estou eu em mais uma retrospectiva.
Em 2010 namorei. Namorei um menino que verdadeiramente perfaz os adjetivos de homem. Centrado, coerente, compreensivo, engraçado, pirracento, lindo lindo, abre a porta do carro( isso é importante sim), cozinha, gosta de Asterisco e Botinhas e diz que me ama diariamente tornando isso uma deliciosa rotina. Em 2011, quero que continue sendo bom.
Em 2010 Ticita foi embora. Foi pra longe. Disse que viria sempre, como sempre ousam falar os que se despedem, quem sabe querendo acreditar piamente nessa como sendo a verdade. Mas veio pouco. Bem pouquinho mesmo. Em 2011, quero-a mais presente. Quero porque quero e pronto.
Em 2010 fui eu pouco à Recife. O tempo urge e não me deixou ser mais participativa. Tive saudade, como haveria de ser. Em 2011, quero que Recife venha a mim.
Em 2010 viajei. Viajei pra longe. Vi Paris! Sonhei que estava em Paris estando em Paris... e isso foi bom! Conheci Carine mais de perto, gostei de Carine, me senti segura e fiquei amiga. Bom conhecer gente inteligente, prática e boa viajante. Além do mais, Carine faz poses incríveis para as fotos, fotografa tudo, tem energia de sobra pra bater perna o dia todo e à noite ainda curtir uma baladinha. É séria quando se precisa ser séria, ri de tudo quando cabe o sorriso. Queria queria ir pra Veneza e eu topei. A surpresa da viagem! Um presente você Cari.
Conheci Debis mais de perto e A-D-O-R-E-I. Riamos até doer a barriga, falávamos abobrinhas sem limites, imitávamos as poses de Carine, economizávamos nas fotos( Cari já fazia todo trabalho de fotógrafa mesmo), "bonacera" buona sera( fosse manhã, tarde ou noite). Débora chorou e eu chorei junto e, embora tendenciosa ao ateísmo, rezei com ela. E descobrimos que nem só de alegrias se vive a vida, mas as amizades estão aqui para amenizar o sofrimento inevitável. Em 2011, quero mais viagens com as duas, quero mais sorriso de nós três e quero-as sempre por perto.
Em 2010 meu pai me fez várias surpresas em patologias. Ele levou tudo na boa, eu quase arranquei os cabelos. Ele parou de fumar, eu me emocionei com essa tentativa de recuperar a saúde. Em 2011, quero meu pai limpo do tabaco, sem infartos, calminho e mantendo o sorriso.
Em 2010 tive arritmia. Fiquei com medo de morrer. Fui à emergência levada por Martoca que nunca me falta. Parou. Fiz exames e o diagnóstico foi estresse. Cardiologista orientou trabalhar menos e "desanuviar". Em 2011, tentarei seguir esses conselhos.
Em 2010 fui madrinha de um casamento. Embora não gostando de casamentos em geral, aceitei o convite. Foi divertido. Mas basta-me apenas uma vez a experiência. Em 2011... rá!
Em 2010 vi pouco Rilminha, Janaína e Ellen. Muito trabalhadoras essas muchachas. Em 2011, desejo de todo coração vê-las mais e mais vezes. Basta marcar!
Em 2010, Martoca e Mari continuaram sendo minhas mães. Fábio, Debora, Luise e Menso, continuo sabendo que posso contar sempre. O BFF em Recife, é amizade para todas as horas mesmo que distante e João Paulo continua a ser um farrapeiro gigantesco. Em 2011, quero tudo igualzinho, exceto por JP.
Em 2010 a amizade com Milena continua sólida e próxima. Segura como sempre foi. Em 2011, quero a perpetuação dela. Senão, como poderei me maquiar???
Em 2010 passei carnaval no Rio de Janeiro, apaixonei-me pela festa e pela cidade. Em 2011, quero repeteco!
Em 2010, tudo que foi bom, foi muito bom... e das coisas ruins não posso me queixar, tendo a não memorizar. Creio ser um "Alzheimer seletivo" que espero me auxiliar na "desanuviação" recomendada pela cardiologista.
Meu Reveillon? Em Porto de Galinhas para fechar com chave de ouro maciço!
O que mais posso desejar? Acho que um "Alzheimer seletivo" aos que se recordam de negativismos, noites estreladas, dias de sol no verão, chuvas amenas no inverno, risos e choros bem dosados, comer chocolate e não engordar, sem novas arritmias e sermos felizes que é o que nos cabe.
Um ótimo 2011 para todos.

2 comentários:

Carvalho disse...

VIVAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

Ticita disse...

... E em 2011 quero que vc continue a nos saborear com suas palavras e que a sua alegria seja sempre cativante como sempre foi.
Que vc continue linda por dentro e por fora como sempre e que a sua amizade continue a ser um presente em nossas vidas.
Saudade de vc , Mucha!
Bjs da sumida..rs..