Resolveu.
Resultado, um transtorno eterno. Não consegue bem respirar por ter ficado afiladíssimo, apresenta sícopes ao necessitar de esforço maior... não, não foi a maçã.
Em pensamento, assim como muitas menininhas assoberbadas, era bela demais para dedicar-se a estudos e feia demais para ser perfeita.
Na adolescência, muitas decidem ser modelos. Glamour, Dior, champagne, batom vermelho, vida fácil fácil fácil. Meninas que não levam o menor jeito pra coisa, dizem: serei modelo!
Eu sempre quis ser astronauta. Não queria batom vermelho, nem salto alto, muito menos noites insones. Achava insosso ser modelo, cansativo, doloroso. Bom mesmo seria flutuar, perto das estrelas, ver o mundo do alto, ver o mundo de cima, ver a terra azul, salvar o mundo dos monstros japoneses que vêem do espaço, encontrar a cegonha, dá um alô pra São Pedro, ver se Saturno tem aneis mesmo. Curiosa como sempre.
E numa conversinha de ginásio:
-Serei modelo!
-Está decidido já?
-Sim
-E o que precisa fazer pra ser modelo?
-Ser magra
-Só?( achei fácil para a menina)
-Ser alta
-Só?( poderia ser que ela crescesse mais)
-Ser bonita
-Hã...( é, olhei bem direitinho pra ela)
Não tive muito o que dizer. Só reticências para não tirar o sonho de alguém.
-E você? O que quer ser?
-Astronauta!
-Mas isso não é coisa de menino?
Na época parecia ser mesmo. E esse fato, esse sim era imutável. Sem plástica de nariz que resolvesse. Mas eu não destrui os sonhos dela... a resposta boa deveria vir "na lata".
-Não!
Simples.
Pena que essa resposta só me veio 14 anos depois.

"MOÇA
PERNAS DE PINÇA
ALTA
CORPO DE LANÇA
MAGRA
OLHOS DE CORÇA
LEVE
TODA CORTIÇA"
Resumão:
Uma modelo decide corrigir o rosto e perde o nariz. Pobre coitada, na ocasião ela não sabia que já existem programas de computador que podiam fazer isso para ela. Depois a autora lança a idéia de que queria ser astronauta, no mundo da lua ela já vivia, então o que lhe faltava era apenas assinarem a carteira de trabalho a fim de regularizar a atividade. E o autor do resumão revela: eu queria mesmo era ser sorveteiro.
Já que foi lançada a idéia: E você, o que gostaria de ser quando era criança?
Beijos
Maria